Comunidade São José
Comunidade São Benedito
Nossa Senhora das Dores

Comunidade São Benedito

Praça Máximo Fenili, s/n – Bairro: Serra D’Água.

Atualmente, é a Comunidade mais antiga da Paróquia São Sebastião. Está localizada em um bairro pequeno e muito próximo da Matriz. Nesta Comunidade acontece o Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica e a evangelização com crianças e uma vez ao mês, acontece a Celebração Eucarística.

Devoção popular e tradição ferreirense. Essas são as palavras que demonstram o que acontece no dia 13 de maio na Comunidade São Benedito – uma das cinco comunidades que compõe a Paróquia São Sebastião. Muitas pessoas participam da procissão e da Missa em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os fieis de nossa Igreja, cultuado inicialmente pelos escravos negros por causa de sua origem africana. São Benedito é tido como exemplo de humildade e pobreza. No calendário litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana, a festa acontece no dia 05 de Outubro, mas tradicionalmente em Porto Ferreira – e muitas comunidades do Brasil, é celebrada no dia 13 de maio: dia histórico em que se comemora a libertação dos escravos. Diz a história da Comunidade que constava no local onde se encontra a Igreja, o denominado de “Pátio São Benedito” desde 1893, onde foi colocada uma cruz para que os negros fizessem as suas manifestações afro-brasileiras. Em 1913, foi construída a primeira capelinha. Já em 1925, foi aprovada a planta da construção da Igreja – que ao longo dos anos passou por inúmeras reformas.

A Igreja de São Benedito é muito importante para a história da Paróquia São Sebastião – atualmente Santuário Diocesano. Em meados de 1952, por ocasião da demolição da antiga Igreja Matriz para a construção da atual, o local sagrado serviu para serem realizados os ofícios religiosos da única Paróquia da cidade da época.

A Comunidade São Benedito é conhecida pela sua tradicional Quermesse que é realizada na rua, em torno da Praça Máximo Fenili. Nesta época do ano em que marca o início das estações mais frias, atraí inúmeras famílias ferreirenses que vem para degustar as tradicionais comidas servidas nesta festa popular.

26-12-2015