Comunidade São José

Celebração da Palavra:
 toda Domingo, às 8h30

Missa: uma vez por mês

Em 1979, com o auxilio do cônego Octaviano Antônio Pavesi, iniciaram-se os trabalhos bíblicos na Vila Salgueiro. Naquela época, os mesmos eram denominados de “Bíblia Gente”. Em 1985, já com o Padre Ocimar F. Francatto, foi fundada a Comunidade e, após uma pesquisa realizada para a escolha do padroeiro, denominou-se “Comunidade São José”. Contudo, tal santo havia sido anteriormente escolhido como padroeiro em outra Comunidade.

O segundo mais votado foi Santo Antônio, que então foi selecionado para ser o padroeiro da agora Comunidade Santo Antônio. Esta pesquisa ocorreu em 1986 e, a partir de 1987, foi realizada a primeira festa de Santo Antônio.

Bem antes da escolha do padroeiro, já era realizada a Celebração da Palavra de Deus. Os primeiros ministros da Palavra a celebrar na Comunidade foram Silvio Arnoni, João Saidel e Valter Peripato. Daí por diante, passaram vários ministros, como Claudemir Ferronato, Cláudia Regina Martins, Cozer, etc. O primeiro coordenador de Comunidade foi Ademir Destéfano, seguido do casal Nice e Paulo Rodrigues. Depois, tornaram-se coordenadores o casal Maurício e Maria Elza, os quais permaneceram por muitos anos.

Em 2006, a Paróquia São Sebastião por meio do seu pároco padre Ocimar, F. Francatto oficializou a compra do prédio (antigo escritório da COHAB) em que a Comunidade Santo Antônio desenvolve suas atividades. Motivo de muita alegria para todos. Tanto que a Festa de Santo Antônio, voltou a ser feita na própria comunidade que ficou muito motivada com a conquista.

Temos ainda, na Comunidade as Pastorais da Esperança, da Saúde e a Pastoral da Liturgia. A Missa é celebrada uma vez por mês.

Recentemente a Comunidade Santo Antônio foi destaque nos meios de Comunicação por sua alegria nas Quermesses e pela tradiocional Festa Junina em Junho. Matéria que pode ser conferida pelo link a seguir: Paróquia São Sebastião é destaque em matéria da EPTV São Carlos.

Em julho de 2012, foi anunciada pelo pároco Padre Luis Fabiano Canatta, durante Missa na Comunidade, a intenção de se construir a futura Igreja da Comunidade - uma vez que ela ainda funciona no antigo escritório da COHAB. A Comunidade já conta com um belíssimo projeto aprovado. Veja as FOTOS do Projeto da nova Igreja, clicando aqui.
Anunciada a ideia de se iniciar a construção, começou uma Campanha da Nova Igreja de Santo Antônio que mobilizou toda a Paróquia, com o sorteio de alguns prêmios, inclusive de um carro Celta 0 KM, doado por um fiel devoto de Santo Antônio. A Campanha encerrou-se no dia 03 de Fevereiro de 2013, com a entrega do carro para a ganhadora durante Missa na Igreja Matriz presidida pelo padre Anderson Luis Ribeiro - vigário paroquial.

fonte: Comunidade Santo Antônio e Arlindo Vicente Jr.

Publicado:
26-12-2015