PÁROCOS
2º - Agostinho

Luís Fabiano Canatta

Biografia

1º reitor do Santuário: Padre Luis Fabiano Canatta – De 20/02/2010 até a data atual.

Nascido em Limeira-SP, no dia 08 de março de 1979. Filho de Luiz Canatta (in memoriam) citricultor e de Alzira de Campos Canatta, dona de casa e costureira, irmão mais novo de Taís Canatta.

Recebeu o Sacramento do Batismo em 10 de junho de 1979 na Paróquia São Sebastião. Sua Primeira Eucaristia aconteceu no dia 17 de março de 1991, na Paróquia São Sebastião. O Sacramento da Confirmação foi em 27 de março de 1993, pelo Bispo Diocesano Dom Ercílio Turco.

Estudou até a oitava série, na E.E. Professor Dorivaldo Damm, em Limeira. Por ocasião do falecimento do pai, mudou-se com a família para a cidade, pois morava na zona rural. Trabalhou em bar, lanchonete, feira-livre e agropecuária, enquanto dava continuidade aos estudos.

Concluiu seus estudos do Ensino Médio, na E.E. Professor Gabriel Pozzi, também na cidade de Limeira, em 2001.

Quando pensou em iniciar o processo de discernimento vocacional, participava das missas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, cujo pároco Padre Reinaldo Ferreira de Melo, o indicou para os Encontros Vocacionais e esta se tornou sua Paróquia de origem vocacional.

Realizou o acompanhamento vocacional por dois anos (98 e 99), quando entrou para o Seminário Propedêutico - local onde os vocacionados se preparam para prestar o vestibular da PUC-Campinas, no ano de 2001.

Depois desse tempo de preparação, prestou o vestibular para a Faculdade de Filosofia, ingressando no Seminário Diocesano São João Maria Vianney em Campinas no ano de 2002. Formou-se bacharel em Filosofia na Pontifícia Universidade de Campinas em 2004.

De 2005 a 2008, cursou a Faculdade de Teologia, também na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Neste período, participou do primeiro Grupo de Pesquisa da Faculdade de Teologia, coordenado pelo Dr. Padre Paulo Sergio Lopes Gonçalves, cujos estudos foram aprofundados em Teologia Contemporânea, de modo especial na área da Teologia Ecológica, cujo artigo com este tema foi publicado por revista especializada em Teologia, trabalho este que lhe rendeu a indicação para participar da SBPC (Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica).

No período que cursou as faculdades de Filosofia e Teologia, realizou o estagio pastoral nas seguintes Paróquias:

São Vito – Americana; Santa Rita de Cássia – Leme; Nossa Senhora do Belém – Descalvado; Nossa Senhora Aparecida – Limeira.

Participou ainda, dos projetos de pastoral, dando formação nas áreas de: catequese, pastoral da juventude e espiritualidade.

Foi ordenado diácono no dia 28 de Setembro de 2008, em nossa Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, em Limeira, pelo Bispo Diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira, DC.

No dia 26 de abril de 2009, foi ordenado presbítero, também na Catedral Diocesana em Limeira, pelo Bispo Diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira, DC. Cujo lema para a sua ordenação sacerdotal foi: “Eis-me aqui. Envia-me”, Is 6,8.

Em 2009, assumiu como Administrador Paroquial a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Conchal - SP. Paróquia que o acolheu como Pároco logo após a sua ordenação sacerdotal.

Foi para a Paróquia Sagrado Coração, com a difícil missão de resolver o embargo que impedia a reforma da Igreja Matriz. Enquanto não saia a aprovação para a reforma, estruturou as comunidades tanto em sua dimensão pastoral como física, inclusive com a reforma de 5 Comunidades.

Conseguiu a aprovação para a Reforma da Igreja Matriz e adquiriu com a ajuda de todos os paroquianos, o terreno que será utilizado para a construção da grandiosa Igreja Santo Antonio de Santana Galvão, terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados.

Desde 20 de fevereiro de 2011, assumiu como Pároco a Paróquia São Sebastião de Porto Ferreira.