PÁROCOS
2º - Agostinho

Ocimar Francisco Francatto

Biografia

Nasceu a 10 de outubro de 1958 em Araras no interior do Estado de São Paulo, filho de José Ângelo Francatto e Zulmira Delmunde Francatto. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 23 de novembro de 1958, na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Araras, celebrado pelo então pároco Monsenhor Quércia e foram padrinhos seus avós maternos: Pedro Delmunde e Regina Delmunde. Crismou-se em 1963, na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Araras, em Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Campinas Dom Antônio Maria Alves de Siqueira sendo padrinho seu tio Antônio Delmunde. Sua Primeira Eucaristia foi realizada em 30 de novembro de 1969, na mesma Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Araras, pelo Vigário Paroquial Padre Dorival Lanza. Estudou, da primeira à quarta série, no Grupo Escolar “Senador César Lacerda de Vergueiro”, de 1965 a 1969. Em 1970 foi para o Instituto de Educação Estadual “Dr. Cesário Coimbra”, ambas na cidade de Araras. Cursou o ensino médio (antigo colegial) no Colégio Integrado de Aplicação “Pio XII”, em Campinas.

Entrou para o Seminário Diocesano da Imaculada Conceição em Campinas, no dia 28 de fevereiro de 1974, com mais cinco ararenses dos quais três, também se tornaram sacerdotes: Pe. Ângelo, Pe. Rossini e Pe. Itamar. Quando, em 29 de Abril de 1976, foi criada a Diocese de Limeira, passou a pertencer a esta.

De 1977 a 1980 fez o curso superior na Faculdade de História da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Fez o curso de Filosofia, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, de 1977 a 1979. De 1980 a 1983 cursou a Faculdade de Teologia, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Foi professor de História em Campinas, Americana e Nova Odessa, dos anos 1980 a 1983.

Recebeu a Instituição de Leitor e de Acólito e a Admissão entre os candidatos à Ordem Sacra na Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Araras, pelo Bispo Diocesano de Limeira Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral.

Recebeu a Ordenação Diaconal na Paróquia São Manoel, em Leme, no dia 01 de Outubro de 1982, pelo Bispo diocesano de Limeira Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral.

Recebeu a Ordenação Presbiteral na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Araras, no dia 20 de Dezembro de 1983, pelo Bispo diocesano de Limeira Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral.

Antes de ser padre, realizou os seguintes trabalhos pastorais: Comunidade do Bairro Barro Preto, em Campinas; Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Araras; Paróquia Santo Antônio, em Cordeirópolis; Paróquia São Manoel, em Leme.

Veio para a Paróquia São Sebastião, em Porto Ferreira, no dia 16 de Janeiro de 1984. Assumiu como Vigário Paroquial. Com a morte do Cônego Octaviano Pavesi, assume como Pároco, no dia 05 de Abril de 1984.

Cursou a Pós-graduação em Teologia dogmática, com especialização em Liturgia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, de 1998 a 1999.

Por duas vezes, assumiu o cargo de Vigário Episcopal da Região Norte.

Recebeu o Título de Cidadão Ferreirense no dia 10 de Outubro de 1992 e a medalha “29 de Julho” no dia 25 de Junho de 2003.

Atualmente é pároco na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Nova Odessa, assessor diocesano da Pastoral Litúrgica na Diocese de Limeira e professor na Escola Diocesana de Teologia para Leigos, em Limeira.