Campanário
Vitrais
Relógio

Santuário Diocesano São Sebastião

A fundação da Paróquia São Sebastião aconteceu no ano de 1892, surgindoantes mesmo da fundação da cidade de Porto Ferreira. Durante 100 anos foi a única paróquia da cidade.

antiga Igreja Matriz, com sua frente voltada para a rua São Sebastião, foi demolida a partir do dia 4 de fevereiro de 1952, para dar lugar a atual Igreja Matriz (elevada a Santuário Diocesano de São Sebastião em 2013).

Igreja Matriz está localizada na Praça Cornélio Procópio (praça central). Já suas Comunidades - 8 no total - espalham-se pelo território ferreirense.

Igreja Matriz de São Sebastião tem um valor cultural muito grande para a cidade. Benedito Calixto de Jesus Neto, famoso arquiteto responsável também pelo projeto do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida-SP, foi o arquiteto responsável por seu projeto. A pedra fundamental foi lançada em 20 de janeiro de 1952. No dia 22 de novembro de 1953, foi realizada a primeira Missa mas o término da sua construção demorou ainda alguns anos, pois o piso e o relógio foram instalados em julho de 1957, os vitrais em 1958.

Toda a pintura na parede frontal da Igreja Matriz, com cenas da vida do Padroeiro São Sebastião foram pintadas em 1962 pelo artista Antônio Maria Nardi, de Bologna-Itália.

Com uma população essencialmente urbana, conforme Censo 2010 IBGE, Porto Ferreira conta com 51.407 habitantes.

Em 2012, grande foi a alegria para todos os paroquianos desta Comunidade: além de completarmos 120 de existência, em uma Campanha motivada pelo nosso pároco atual, Padre Luis Fabiano Canatta; o Campanário da Igreja Matriz foi reinaugurado com a colocação de 2 novos sinos e a restauração dos 3 que já existiam. Em Celebração presidida pelo pároco, os sinos foram batizados com os respectivos nomes: São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Assunção, Beato João Paulo II e Bento XVI.

No dia 26 de Janeiro de 2012, também fazendo parte das comemorações dos 120 anos da Paróquia, nossa Igreja Matriz de São Sebastião - um dos patrimônios e cartões postais mais bonitos de Porto Ferreira - foi Dedicada durante Missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano.

A partir do dia 24 de Novembro de 2013, em Missa presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, a Igreja Matriz foi elevada ao grau de SANTUÁRIO DIOCESANO DE SÃO SEBASTIÃO. Atendendo um pedido do pároco Luis Fabiano Canatta, que se tornou o primeiro reitor do Santuário, devido a Igreja ter surgido antes mesmo da cidade ferreirense e pela bela artísitica presente no Santuário Diocesano.

Em meados de 2013 e início de 2014, os vitrais instalados em 1958, foram restaurados após uma Campanha lançada pelo reitor, padre Luis Fabiano Canatta.

A Paróquia São Sebastião a partir de 25 de junho de 1976, passou a pertencer a Diocese de Limeira, criada em 29/04/1976, pela Bula Pontifícia “De superna”, desmenbrada da Arquidiocese de Campinas e da Diocese de Piracicaba. Foi instalada em 25/06/1976 pelo Núncio Apostólico Dom Carmine Rocco. O seu primeiro Bispo foi Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral (em memória)(1976-1984); o segundo foi Dom Fernando Legal; o terceiro foi Dom Ercílio Turco; o quarto Dom Augusto Zini Filho (em memória); o quinto e o atual é Dom Vilson Dias de Oliveira, DC.

Fonte: JORNAL DO PORTO, Edição de 06 de Fevereiro de 1988, página 08; da coluna “Conversando...”, de João Teixeira. Disponível no Museu Histórico de Porto Ferreira.
Colaboração e Pesquisa: Gizelda Luzia da Silva
Agradecimento: Marco (funcionário do Museu)
Digitação e atualização de informações: Arlindo José Vicente Jr.