ISAÍAS 26,1-6


Leitura do Livro do Profeta Isaías.


1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro.

2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra,

3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti.

4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna.

5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão.

6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

SALMO - 117 (118) 1.8-9. 19-21. 25-27a (R. 26a)


— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.


— Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!”

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, óSenhor, dai-nos tambémprosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seusátrios vai entrando! Destacasa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

SALMO - 146 (147) 1-2. 3-4. 5-6 (R. Is 30,18)


— Felizes são aqueles que esperam no Senhor!

— Felizes são aqueles que esperam no Senhor!


— Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dispersos de Israel juntou de novo.

— Ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome.

— Égrande e onipotente o nosso Deus, seu saber nãotem medida nem limites. O Senhor Deuséo amparo dos humildes, mas dobra atéo chãoos que sãoímpios.

MATEUS 7,21.24-27


00:00:00 / 00:00:00

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.

24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha.

25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha.

26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.

27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Reflexão: A autêntica adesão a Jesus e a profissão de fé em sua condição de enviado do Pai encontra sua verdadeira expressão na vida do discípulo, e não apenas em suas muitas palavras. Estas, ainda que belas, nem sempre manifestam uma vida vivida segundo o querer de Jesus e a proposta de Reino por ele proclamada. Ele mesmo denunciou, na vida dos discípulos, o descompasso entre falar e viver. Gritar "Senhor, Senhor" não garante a entrada no Reino dos Céus. Somente entrará neste Reino quem se esforçar para fazer a vontade do Pai, conforme nos ensinou Jesus. Daqui decorrem dois tipos de atitudes possíveis ao discípulo de Jesus. A primeira consiste em ouvir a Palavra de Deus e praticá-la com sinceridade. Os percalços da vida encarregar-se-ão de verificar a solidez e a profundidade da fé do discípulo. Quem sair ileso das perseguições, dificuldades e provações, mantendo-se fiel a Jesus, terá dado provas da consistência de sua fé e de sua adesão ao Reino. A segunda atitude consiste em professar-se discípulo do Reino, mas sem o empenho de viver em conformidade com a fé professada. A superficialidade desta adesão ao Reino revelar-se-á assim que surgir a primeira crise, por causa da fé. Só o discípulo fiel, alicerçando sua vida na vontade do Pai, supera, incólume, as provações da fé. (Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE)

 EVANGELHO DO DIA
 SANTOS DO DIA -


SANTA MARIA JOSEFA ROSSELLO - (*1811 - +1880)





Untitled Document
O Santuário | Notícias | Fotos | Vídeos | Partituras/MID | Pastorais | Comunidades | Agenda | Nossa História | Contato | Mensagem PE | Evangelho do dia | Santo do dia

Praça Cornélio Procópio, s/n | Centro | Porto Ferreira-SP | CEP 13660-000 | Tel/Fax: (19) 3581-1049